sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dia da Secretária

Vamos começar dando parabéns para quem escolheu essa profissão.




Não é fácil não. É um trabalho de grande responsabilidade e que exige muita disciplina e organização. Cabe a secretária auxiliar no andamento da rotina diária do local onde trabalha, e estar sempre à frente da agenda.

Profissional fundamental para a organização e dinamismo nas escolas, e que no Sistema Municipal de Ensino atua elaborando e arquivando todas as informações relacionadas a vida escolar dos alunos,Descritos como profissionais ágeis e criativos pela comunidade escolar, os secretários são para estudantes e professores, o coração da escola,

Secretária da nossa escola há mais de três anos, Marise C. Tambosi fica emocionada quando fala do papel fundamental de seu trabalho para a harmonia da escola. Ela é funcionária da EEF.HERCÍLIO ANDERLE, e orgulhosa fala do seu amor e empenho para a escola. “A secretária é um 'faz tudo'. Ela move a escola e gera bons resultados.

Ela merece mesmo muitos parabéns!
E engana-se quem pensa que para ser uma secretária, não é necessário muito estudo. A profissão exige conhecimento na língua portuguesa, além de um segundo idioma. Hoje existe também o curso de Secretariado, que dura em média 3 anos, e oferece um diplomade curso superior na área.


Agora, você sabe por que comemoramos o dia da Secretária no dia 30? É que no dia 30 de setembro de 1850 nasceu Lilian Sholes, a primeira mulher a usar uma máquina de escrever. Filha de Christopher Sholes, inventor da máquina de escrever, Lilian se tornou

um símbolo e é lembrada até hoje em todo o mundo.



terça-feira, 27 de setembro de 2011

Desfile Cívico

Como em todo o país nós também fizemos nossa parte. Foi no dia 03 de Setembro, que a comunidade se reuniu para as homenagens cívicas. Houve presença de autoridades, muitos pais e simpatizantes. As comemorações aconteceram em frente a Igreja Católica da comunidade.Participaram do Desfile Cívico os alunos da EEF.Hercílio Anderle e sua Fanfarra escolar o CEI Filomena Girardi , EEF. De Laranjeiras, Escoteiros Mirins de Taió e a Fanfarra das Escolas Municipais de Taió.


Chegou a Primavera...

A primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.

A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 21 de Março e termina a 21 de Junho. A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.

Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina nosolstício de Dezembro, no caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.

Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.

Estas divisões das estações por equinócios e solstícios poderão ser fonte de equívocos, mas deve-se levar em conta a influência dos oceanos na temperatura média das estações. Na Primavera do hemisfério sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a Primavera ter temperaturas amenas ao longo da estação


A Primavera é…O teu sorriso

A tua juventude o teu olhar

É tudo o que eu preciso

Para não ficar indeciso

Quando te vejo passar

*

A Primavera é…O amor

O renascer o germinar

O principio de cada flor

Perfumando com seu odor

Todos os tempos do verbo amar

*

A Primavera é cor…É sonho

É reviver com alegria

A fuga do Inverno tristonho

Passagem para o Verão risonho

Imaginação para a fantasia

*

A Primavera é…De novo vestir

O tempo que antes estava nu

É a natureza e o seu evoluir

A beleza que volta a reluzir

A Primavera…És tu.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Comunicado


Sabemos que após a greve é preciso recuperar as aulas paradas. Para isso, conseguimos com os órgãos superiores , a permissão para repor as aulas em horário contra turno , ou seja, quem estuda pela manhã , virá recuperar as aulas a tarde e quem estuda a tarde deverá vir para a escola pela manhã . pensamos assim para evitar que seus filhos adentrem natal. Ano novo e período de férias vindo para a escola.

Para os alunos que vem de transporte serão disponibilizando almoço e local de descanso após o almoço.

Abaixo encontram-se as datas que cada série deve comparecer na escola e seu turno para reposição das aulas.


6ªI - 27/09 , 11/10 , 25/10 , 08/11 e 24/11
6ªII - 29/09 , 13/10 , 27/10 , 10/11 e 29/11
7ª - 04/10 , 18/10 , 01/11 , 17/11 e 01/12
8ª - 06/10 , 20/10 , 03/11 e 22/11

Pela Compreensão e colabolarão , mais uma vez somos gratos: Direção da EEFHA.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

8ª série participa do REBU


Jovens se reúnem no REBU Troca de experiências, atividades culturais e muita diversão. Nesse clima, jovens das cidades de Salete, Rio do Campo e Santa Terezinha participaram na sexta-feira (23) no ginásio municipal de esportes Roberto Schreiber, em Salete, do encontro Rebu. O tema abordado nesse ano, “Eu Cuido do Planeta”, iniciou às 8h30min e terminou às 16h com diversas atividades. O evento não deixou ninguém parado. Muita música, reflexão e lazer, promovido pelos educadores do Centro Social Marista de Pouso Redondo, interagiram com os presentes. Participaram do Rebu aproximadamente 23 professores e 336 alunos de 12 escolas, que trocaram a sala de aula para se divertir em atividades culturais e competir em uma gincana. O Centro Social Marista de Pouso Redondo agradece o apoio da prefeitura e entidades envolvidas na realização do Rebu no município de Salete, em especial a Secretaria de Educação e a todas as escolas que fizeram parte desse evento. O que é o REBU O REBU é um evento integrante do “Programa Vida Feliz” do Centro Social Marista que ocorre em Pouso Redondo e outras cidades desde 1997. Tem por principal objetivo integrar as escolas públicas da região e possibilitar a troca de experiências por meio de reflexões, apresentações culturais e atividades de gincanas. Este ano foram realizados dois REBUs para 53 escolas conveniadas com o Programa, o primeiro no dia 27 maio em Pouso Redondo e o segundo, no dia 23 de setembro em Salete. As escolas foram selecionadas por proximidade do evento. O tema do REBU 2011 foi “Eu Cuido do Planeta”, que refletiu sobre pequenas atitudes que podem mudar o mundo.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cheias no Vale Do Itájai

O Vale do Itajaí localiza-se na Região Sul do Brasil, no Estado de Santa Catarina.
Possui uma população da ordem de 900.000 habitantes e o maior parque industrial desse
Estado.
A bacia do Itajaí sofre, tradicionalmente, o efeito de cheias dos rios Itajaí-Açu e
Itajaí-Mirim devido à rápida resposta às chuvas fortes que ocorrem em suas bacias. Em
quase 150 anos de existência, foram registradas 67 enchentes, atingindo cidades como
Blumenau, Rio do Sul, Gaspar e outras.

Para a prevenção das cheias, já existe um sistema de barragens. Entretanto, este
sistema, por si só, não é suficiente para garantir a segurança da população. Face às
características da bacia, tais como, tempo de concentração da ordem de 8 a 12 horas, vales
encaixados, ocorrência sistemática de chuvas fortes e rápidas nas cabeceiras, entre outras, é
fundamental dispor de um sistema de alerta contra enchentes e previsão de eventos críticos
de chuva, baseado num acompanhamento hidrometeorológico permanente. Cumprindo com
uma de suas atribuições, “planejar e promover ações destinadas a prevenir e minimizar os
efeitos de inundações”, a ANA assinou o convênio ANA Nº0011/2002 com o Estado de
Santa Catarina e a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente – SDM, por
intermédio da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina –
EPAGRI.

Resultados:
Este Convênio viabilizou, durante o ano de 2002, planejar, adquirir, instalar e operar
cinco novas estações telemétricas, em pontos estratégicos da bacia do Itajaí, para futura
previsão hidrológica, bem como realizar serviços de manutenção e reposição de placas de
modems, que possibilitam interrogar a estação via telefone e receber os dados de chuva e nível do rio, de vários pontos da bacia, automaticamente e em tempo real. Cabe ressaltar
que esses dados são disponibilizados diariamente na Internet ,Os próximos passos incluem desenvolver modelos matemáticos de previsão de
cheias para diversas localidades da bacia, elaborar um modelo operacional de gestão do
sistema de barragens para controle de cheias, implantar uma estrutura de comunicação e
divulgação das informações ambientais disponíveis e disponibilizar as informações do radar
meteorológico de Fraiburgo (SC) para a sociedade em geral.

Logo a Baixo algumas fotos da ultima enchente ocorrida no Vale do Itájai.


Taió:

Taió SC

Alagamento em Taió


Agronômica:

Agronômica SC

Agronômica SC


Rio Do Sul:

Rio do Sul SC


Blumenau:

Blumenau 09:00 09.09.2011 - Da janela


Gaspar:

Gaspar SC

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Cancelado o desfile cívico em Taió

Devido ao mau tempo e a previsão de mais chuvas para esta quarta-feira, a Administração Municipal de Taió decidiu cancelar o Desfile Cívico que aconteceria neste dia 7. A homenagem em frente ao Paço Municipal também está cancelada.
Várias entidades participaram das homenagens na Semana da Pátria, que aconteceram desde o dia primeiro, com apresentações em frente à prefeitura, assim como no desfile cívico no Distrito de Passo Manso.