terça-feira, 27 de abril de 2010

A Barragem Transborda ...

Em meio a tanta chuva, e apesar dos prejuízos trazidos pelas águas, o aluno Patrício Fernandes da 8ª série 2010, foi observara a beleza da água transbordando sobre a Barragen Oeste de Taió.










Resto S

A 6ª série da Hercílio Anderle, durante esta semana estudou o gênero (texto intrucional). Pesquisaram como se monta as instruções de jogo, os passos de uma montagem de um aparelho, por exemplo, levando em conta a linguagem verbal e não verbal (figuras).
Na prática, confeccionaram o jogo "resto s", estudaram as instruções, e depois em trios jogaram para verificar se os passos foram seguidos corretamente.
A atividade foi muito interessante, pois conseguimos compreender melhor o verbo no modo Imperativo (presente, nos textos instrucionais).
professora: Claudia S. Weiss.








terça-feira, 20 de abril de 2010

Produção Textual

        Pensando em um trabalho multidiciplinar com a matéria de História (invenção da escrita, arte rupestre), bem como tendo em vista o iníco das atividades da Olímpiada da Língua Portuguesa, ( Produção Textual), os alunos das 5ª séries I e II iniciaram no dia 19 um trabalho de pesquisa no Laboratório de Informática.
        O objetivo da pesquisa é permitir que o aluno reflita sobre a origem da escrita, os primeiros tipos de escrita, bem como o material que se usava para fazê-lo, os sistemas de escrita existentes e principalmente a importância que a mesma tem na atualidade.
        Penso que ao compreender a importância da escrita e quão rico é o universo textual (pelos diversos gêneros textuais) o aluno se sentirá cada vez mais preparado para uma produção textual.

1º Grêmio Estudantil da EEF Hercílio Anderle

        É eleito o 1º Grêmio Estudantil da Escola com um resultado apertadíssimo: 59 votos a 58. Ficando sob o comando do Grêmio Estudantil da Unidade Escolar a CHAPA ESTUDANTIL, que se compromete em colaborar, criar e desenvolver ações que auxiliem no andamento escolar.


quarta-feira, 14 de abril de 2010

Os temores das pessoas da época das grandes navegações

Entender o passado também é impotante para a compreenção do presente.

  

Assembleia de Alunos

        Aconteceu no último dia 01/04, a primeira Assembleia de Alunos da EEF Hercílio Anderle. A iniciativa tem como objetivo esclarecer aos alunos decisões dos pais em Assembleia, questões didáticas, regras da instituição e regras de convivência.
Foram abordados na Assembleia os seguintes assuntos:
  • Projeto Político Pedagógico;
  • O objetivo da Recuperação Paralela;
  • Ciência dos Pais em relação ao Uniforme, Bilhete de Tarefas, Controle de entrada e saída da Escola;
  • Uso do boné na escola;
  • Uso do celular, lei Nº 14.363 de 25/01/2008;
  • Lei de Bullying, Nº 14.651 de 12/01/2009 ...
  • Limpeza na Escola....
  • Bala e chiclete na sala de aula;
  • Material escolar recebido;
  • Livro Didático;
  • A importância de estudar...
  • Grêmio Estudantil.
        Para abordar cada assunto foram usados lâminas da turma da Mônica que introduziram o conteúdo de cada ítem, isso para tornar a reunião mais divertida.
        Para finalizar encerramos a Assembleia com a tirinha a seguir queremos demonstrar que tudo o que fazemos na escola é com a
melhor das intenções, mas nem sempre dá certo.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Olha a Coelhada...

     Para alegrar ainda mais a semana da Páscoa, no dia 31/03 crianças de 1ª a 4ª série fizeram um passeio até o Centro de Taió, visitando a Praça dos Coelhos, acompanhados das Professoras Jaqueline, Gilmara e Ivan. As crianças se divertiram no parque e ficaram encantados com os vários coelhos, inclusive com o nascimento de alguns.
                                                           
Comentários...


"Eu achei o passeio muito legal e também eu gostei dos coelhos."
Rian, 2º ano.

"O passeio foi muito legal e os coelhos são muito lindos."
Luana, 2º ano.

"Eu fui dar um passeio, foi legal e divertido."
Maira, 2º ano.

"Eu gostei foi dos coelhos, de todos brinquedos e também gostei muito foi de brincar com os coleguinhas. Eu adorei ir no passeio. Eu vi uma menina cega. Eu gostaria de ir muitas vezes ao passeio e gostei das professoras que me cuidaram. Eu quero que todos os alunos fossem no passeio. Eu vi muitos carros, motos, ônibus. Eu vi um rio bem grande. Eu gostei de brincar no resbalador. Eu gostei de brincar com o balanço coelho."
Gabriela, 3º ano.

"Eu gostei do passeio e eu também gostei dos coelhinhos e do escorregador e eu vi os deficientes e idosos e muitas pessoas e crianças eu gostei do passeio inteiro."
Jaqueline, 3º ano.

"Eu gostei muito dos coelhos e brinquei tanto que aquele dia nunca vou esquecer. Eu brinquei no bangalo, no escoregador, no balanço e eu vi um coelinho nascer e ele era feinho e magrinho. Eu e o meu amiguinho brincamos no parquinho todo e eu fiz muitas ginasticas e corri muito que ficquei com dor na perna, gostei do parquinho e dos coelhos que ficavm nas casas, eu gostei bastante de ir em Taió."
Olivio, 4º ano.

"No dia do passeio foi legal. Eu fui no escorregador e no pneu e eu vi uma velha dormindo na pracinha ela tinha catapora. Eu vi um cadeirante ele era deficiente tinha uma menina cega e tinha coelhinhos bonitinhos, tinha coelhinhos pretos e coelhinhos brancos e marrom, tinha um homem que era com as pernas tudo tortas e a cabeça era torta e a mulher pegou uma caixa de coelhinho e deixou um coelhinho, era tão pequeno. eu vi a escola dos coelhos e tinha bicicletas e balanço."
Ariel, 4º ano.